RJ Itaipava Atendimento aos animais


Amigos,
primeiramente, nos perdoem a falta de notícias, mas nos últimos 2 dias ficamos sem telefone e sem internet.
Estamos, no momento, nos concentrando em alguns animais, vítimas das enchentes, que estão precisando de cuidados especiais. São eles:
Pitbull BILLY - o cão, de 11 anos de idade, pertence a uma senhora que perdeu a casa no Vale do Cuiabá. Ela foi levada para um dos abrigos instalados em igrejas e levou o cão com ela. O animal, que vive com ela desde que era filhote, ficou preso à lama por muito tempo. Quando nós o vimos pela primeira vez (no dia do banho) ele estava acorrentado em cima de uma laje e sua dona, por já ter uma certa idade e ter problemas nos joelhos, não conseguia chegar nele. O cão andava tristonho e, aparentemente, deprimido. Fizemos uma verificação da área ocupada pela igreja e identificamos um corredor, em um nível mais baixo, onde ele poderia ficar e onde sua dona poderia cuidar dele pessoalmente. Limpamos uma bicheira que havia em uma de suas patas traseiras, foi aplicado um antibiótico, mas notamos que ele tinha uma ronqueira muito forte e alguma dificuldade para respirar. Num primeiro momento pensamos que ele podia ter problemas de coração. Como já estávamos com um cão na carroceria da caminhonete, não pudemos levá-lo conosco naquele momento.  Esta semana, voltamos ao abrigo e o pegamos para levá-lo para uma consulta médica. Após uma bateria de exames minuciosos, foi diagnosticada uma traqueíte bacteriana. Provavelmente no início da semana ele será devolvido à sua dona, acompanhado dos medicamentos que deverá tomar para debelar essa infecção. Vejam fotos do velhinho enxuto.
CHICO - um dos mais frágeis cães dentro do grupo que foi levado para o CIEP. Nós o tiramos de lá logo no dia seguinte de sua chegada pois havia o risco de morte, já que os animais estavam altamente estressados e agressivos. Ele ficou internado por uns dias, fez uma bateria de exames e já foi adotado. Adoção que será monitorada por nós, já que, acreditamos que agora é que diversos outros problemas poderão ocorrer, consequência da exposição à água e lama contaminadas. Vejam a foto do rapazinho no dia em que chegou na clínica.
MAX - cão recolhido em Madame Machado, comunidade também atingida pelas enchentes. Inicialmente, pensou-se que tinha uma fratura no pênis, mas depois de um exame mais apurado foi constatado um tumor em estágio bastante avançado. Assim mesmo, tentamos iniciar a quimioterapia mas, infelizmente, dias após a primeira aplicação, ele não resistiu e faleceu.
MOISÉS - cão resgatado pelos bombeiros e que nos foi entregue no dia dos banhos (dia 20/01). Vem realizando todos os exames e, aparentemente, está bem. Já estamos divulgando para adoção. Vejam a foto da criança no dia do seu resgate.
CUIABÁ - cãozinho retirado de um dos abrigos, logo no início de nossas incursões. Estava extremamente magro e anêmico, além de ter muitos bernes espalhados pelo corpo. Também fizemos diversos exames e, como ele vinha reagindo muito bem à alimentação reforçada que vinha recebendo, descartamos a necessidade de uma transfusão de sangue. Ele está muito bem e já estamos divulgando também buscando um novo dono para ele. Vejam a foto.
FRIDA - Sofreu uma forte pancada durante a enchente e precisou ser operada.  Está imobilizada e precisamos de um lar provisório (ou definitivo) onde ela possa ficar dentro de um espaço limitado para poupá-la de esforços por um tempo. Vejam a foto. É uma mestiça de husky e tem ótimo temperamento. Caso alguém possa ajudar cedendo esse espaço ou adotando a menina, será muito bom.
Já temos adotante para uma outra garota de um dos abrigos. A dona já nos autorizou a pegá-la e devemos fazê-lo em breve. Será encaminhada para castração e depois seguirá para seu novo lar.
BIÁ - filhote de passarinho recolhido no Cuiabá no último dia 20.  Está sendo alimentado com papinhas e ainda não sabemos, com certeza, de que espécie ele é. Só sabemos que é muito comilão. (ver foto)
Manteremos vocês informados dos nossos próximos passos.
Pedimos que, havendo a possibilidade de doações, elas se concentrem em ração ou em espécie, através de depósito na conta da AnimaVida. No momento não estamos precisando mais de medicamentos. Acreditamos que, em breve, as doações deverão rarear e nosso trabalho dentro das regiões atingidas pelas enchentes vai continuar, avaliando a situação dos animais. Passadas as maiores urgências, teremos agora que ajudar na manutenção dos animais com alimentos (ração), enquanto seus donos reorganizam suas vidas. Além disso, as consequências do contato com água e lama contaminados começarão a surgir agora, como foi o caso do pitbull Billy.
As doações em ração poderão ser deixadas na loja ARMAZÉM DO GEMMAL, na Estrada União e Indústria, 10733 (em frente à Cerâmica Luiz Salvador). As doações em dinheiro poderão ser feitas na conta que a AnimaVida mantém no Bradesco, agência 3403, conta 41745-9. Caso necessitem, nosso CNPJ é 05.855.112/0001-48.
Obrigada a todos os que já estão colaborando com nosso trabalho em prol dos animais vítimas das enchentes em Itaipava.
Grande abraço em todos,
Ana Cristina de C. Ribeiro
Presidente
AnimaVida
Tel: (24) 2222.2085

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RJ Beagle 8 meses para adoção

SP ELA PRECISA DE AJUDA - Piora a situação da cadelinha Dilma.* Protetor Rafael sem dinheiro

[RJ] CHOW CHOW OBINA URGENTE - 1 ANO