Força-tarefa para limpar casa onde viviam três pessoas, 30 cães e 10 gatos


Denúncias sobre os maus tratos aos animais motivaram a operação, ontem. / Alexandre Carius

Uma denúncia anônima de maus tratos aos animais domésticos resultou em uma operação que envolveu o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal, a Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) e as secretarias de Saúde e Meio Ambiente na manhã de ontem. A residência, localizada na Rua Paulino Afonso, se tornou uma espécie de abrigo para cerca de 30 cães e mais de 10 gatos, gerando queixas de vizinhos quanto ao barulho e odor de fezes e urina dos animais.

A operação foi convocada pela Vara da Infância, da Juventude e do Idoso e teve início por volta das 8h30. Equipes da Comdep procederam à limpeza e higienização do local, tomado por excrementos dos animais. Um idoso, um jovem e uma mulher moram na casa em condições precárias de higiene, já que grande parte dos cuidados é direcionada à saúde do idoso, debilitada após uma cirurgia. 

Ele foi retirado pelo Corpo de Bombeiros e levado ao Hospital Santa Teresa para receber cuidados médicos.
Para os vizinhos, a solução do problema foi um alívio. "Há mais de sete anos pedimos providências para essa situação, porque as fezes atraem insetos e o mau cheiro às vezes chega até a minha casa. Quem passa na rua acaba reclamando do odor", contou a profissional do lar Rita de Cássia, que mora na casa ao lado.

A vendedora Andréa de Carvalho também comemorou a operação. "A gente denunciava, mas nenhuma medida era tomada. Os bichos estavam em situação muito precária, às vezes sem comida e água", relatou a vizinha, que chegou a comprar ração para os animais.
Esta não foi a primeira vez que a família foi alertada sobre a irregularidade. De acordo com Márcia Taveira de Medrado, supervisora de atenção básica da Secretaria de Saúde e assistente social, já foram feitas outras visitas à residência e alertas quanto à higienização do local, mas sem sucesso. "Esta ação conjunta foi para verificar as condições da residência. Agora, vamos recorrer a todos os envolvidos e acionar as secretarias para tentar dar melhores condições de vida para essa família", declarou.

Ainda de acordo com a supervisora, boa parte dos animais aparentava estar debilitada, e os gatos estavam, inclusive, presos em gaiolas. Eles foram os primeiros a ser transportados para um galpão no Carangola, para onde devem ser direcionados também os outros animais, para receber cuidados veterinários.

FONTE: www.e-tribuna.com.br%2F2012%2Findex.php%3Foption%3Dcom_content%26view%3Darticle%26id%3D20324%253Aforca-tarefa-para-limpar-casa-onde-viviam-tres-pessoas-30-caes-e-10-gatos%26catid%3D59%253Acidade&h=hAQB-hnn9AQDIWpuIctIUylHlfta0XRfs_1q7dnHMbfZsUA


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RJ Beagle 8 meses para adoção

SP ELA PRECISA DE AJUDA - Piora a situação da cadelinha Dilma.* Protetor Rafael sem dinheiro

[RJ] CHOW CHOW OBINA URGENTE - 1 ANO