A Juliana Marques me marcou na foto de um dos Monstrinhos que confecciona e foi assim que conheci esta bela iniciativa. Não posso deixar de pensar que, quando realmente queremos ajudar e fazer a diferença, até retalhos e meias velhas viram ferramentas no processo! E não importa sequer onde estamos, ela mora na França e mesmo assim deu um jeito de ajudar e já castrou 20 gatos com a venda dos Monstrinhos!
Conversamos por Skype e ela também respondeu por e-mail as perguntas abaixo para que eu pudesse apresentar o projeto a vocês!
Quem tiver interesse em comprar Monstrinhos que estão no Brasil precisa correr, restam poucas unidades! A Juliana volta para a França em dezembro.
Valor dos Monstrinhos: R$20,00 cada + frete
Como comprar: Pelos Correios – Envie seu CEP para miagata@gmail.com para que a Juliana possa passar o orçamento de frete.
Pessoalmente – Os Monstrinhos estão à venda em dois endereços em Petrópolis, RJ: loja Vida de Bicho e Restaurante S'Acarola.
Na Europa – Escreva para miagata@gmail.com para que a Juliana possa passar o orçamento de frete.
Pagamento: depósito em conta, direto na conta da veterinária que auxilia o projeto!
E que tal fazer contato com ela para ajudar com a castração dos gatinhos, sem necessariamente comprar um Monstrinho? Fica a ideia!
Mãe de Cachorro – Como nasceu a iniciativa Adote um Monstrinho e ajude um gatinho?
Juliana - Comprei numa feira, em Paris, um livro que ensina como fazer monstrinhos de meia. O livro ficou durante 1 ano guardado no meu armário. No início deste ano, resolvi pegar umas meias furadas que estavam guardadas e brincar com elas. Comecei a confeccionar os monstrinhos. Fiz, 1, 2, 3 e quando vi já estava com 10! Pensei em deixá-los na loja de produtos orgânicos de um amigo, com o intuito de vendê-los e ajudar os peludos de rua. Mas a loja acabou fechando e eu deixei a ideia de lado. Uma noite estava na internet conversando com um amigo inglês e mostrei a ele os monstrinhos. Ele ficou encantado! Pediu que eu mandasse um pra ele. Me mostrou as meias que ele tem em casa e disse que guardaria todas pra mim! Então no dia seguinte resolvi fotografar os monstrinhos e me veio a idéia na cabeça: ADOTE UM MONSTRINHO E SALVE UM GATINHO. Coloquei no Facebook as fotos e em menos de 5 horas, todos foram vendidos!
Mãe de Cachorro – Que gatinhos o projeto atende?
Juliana - Faz alguns meses que uma pessoa me pediu ajuda pra resolver o caso de uma "colecionadora" de animais. Uma senhora humilde que tem 30 gatos e 30 cães. Não teríamos como tirar os bichos de lá e nem pra onde levá-los. Mas se pudéssemos castrá-los, já estaríamos ajudando de alguma forma. Nesse meio tempo, divulguei um pedido de ajuda pra esse caso e a veterinária Renata da Vet Viralata se ofereceu pra nos ajudar nas castrações, a baixo custo, ela mesma fazendo o pós-operatório dos felinos. Nos pediu que enviássemos a areia sanitária e a ração. Não tínhamos verba pra isso mas quando a campanha dos monstrinhos bombou, decidimos que seria o momento de ajudar esses felinos.
Mãe de Cachorro – Você trabalha sozinha ou em parceria com alguma ONG?
Juliana - Eu confecciono sozinha os monstros. Varias pessoas se ofereceram pra ajudar mas o problema é mais logístico do que qualquer outra coisa: teríamos que nos reunir e fazer um trabalho em equipe.
Tenho amigas que como eu fazem um trabalho voluntário pelos animais. Não nos vinculamos a nenhuma ONG por acreditar que se cada pessoa fizer a sua parte, poderemos ter um mundo melhor.
Cada uma ajuda de uma maneira e assim acaba se formando uma equipe. Uma delas tem acesso a colecionadora de animais, que é uma pessoa super difícil de lidar, pois desconfia de todos que se aproximam. Ela é quem consegue fazer os contatos. A outra é quem busca os gatos e os deixa na veterinária. Outra ainda, ajuda nas divulgações. E várias outras pessoas, cada uma a seu modo, ajudam.
Mãe de Cachorro – Os gatinhos castrados são de Petrópolis, RJ, é isso?
Juliana - Inicialmente estamos com esse caso dos 30 gatos desta colecionadora de Petrópolis.
Mãe de Cachorro – Como está sendo a aceitação dos Monstrinhos?
Juliana - Graças a Deus, os monstrinhos têm recebido uma aceitação incrível. Teve gente dos USA que me pediu pra enviar, gente da França e também Inglaterra. A segunda leva de monstrinhos que coloquei a venda no Facebook, se esgotou em menos de 3 horas.
Mãe de Cachorro – E o material utilizado na confecção?
Juliana - Inicialmente, eu usei as meias que encontrei aqui em casa. Depois pedi à família e amigos. A mesma coisa em relação aos botões e fitas. O recheio, eu estou comprando, mas algumas vezes recebo doações. Agora tem gente que nem conheço que está juntando material pra mim.
Mãe de Cachorro – Qual a sugestão que você pode dar as pessoas que querem ajudar os animais, mas que não podem adotar?
Juliana - Existem inúmeras maneiras de ajudar um animal necessitado:
Se você tem um e não pode adotar outros, comece castrando seu bicho, dando comida de boa qualidade e mantendo o protegido do frio e dos parasitas.
Se você ama os animais mas não pode por alguma razão te-los em casa:
Procure informa-se sobre pessoas e ONGs que fazem trabalho serio com animais carentes.
Apadrinhe uma castração
Doe ração e medicamentos
Doe caminhas, cobertores e jornais
Divulgue os pedidos de ajuda de animais que estão para adoçao
Doe seu tempo livre e suas habilidades para ajudar os animais do seu bairro
Ensine ao seu filho e as crianças em geral a importância de respeitar os animais
Não compre um animal nem estimule a compra e venda deles.
Devemos sempre lembrar que os animais tem sentimentos e são seres que necessitam de amor e respeito.
Se cada um fizer a sua parte, poderemos viver num mundo melhor.
Comentários
Postar um comentário